WordPress – Dicas e Plugins interessantes para blogs de desenvolvedores

Introdução

Recentemente realizei a migração do meu blog da plataforma wordpress.com para uma hospedagem particular com a finalidade de melhorar a qualidade do conteúdo além de poder contar com mais opções de ferramentas e flexibilidade de gerenciamento. Reuni aqui os principais plugins do wordpress que me foram uteis nesta migração e que enriqueceram a experiência do meu blog. Além das dicas de plugins, reuni algumas sugestões que acredito importantes para quem pretende migrar o próprio blog ou simplesmente melhorar a qualidade do próprio blog que já esta em uma hospedagem particular.

O principal foco do conteúdo do meu blog é de desenvolvimento/programação e administração de servidores. Por isso acredito que estas dicas vão ser mais úteis para blogs relacionados à área de TI. Porém acredito que algumas dicas podem servir para blogs de qualquer outro conteúdo.

Dicas / Sugestões

  • Migração
  • Caso esteja realizando a migração do seu blog hospedado no wordpress.com para uma hospedagem particular, onde você terá mais flexibilidade e recursos para trabalhar com o conteúdo do seu site ou até mesmo monetizá-lo, aconselho fortemente seguir os procedimentos abaixo:
    http://www.wpbeginner.com/wp-tutorials/how-to-properly-move-your-blog-from-wordpress-com-to-wordpress-org/
    Se possível, escolha uma empresa de hosting sugerida pelo wordpress.com, tenho certeza que não irá se arrepender. Outra dica que dou, se for utilizar o serviço Offsite Redirect, do próprio wordpress.com, para redirecionar seu antigo blog em wordpress.com para o novo domínio, não se acanhe, estou utilizando esse serviço e ele funciona muito bem.

  • Escolha de temas
  • Caso esteja no processo de escolha de uma tema para o seu blog, minha dica é que você avalie os temas do mythemeshop.com. Alem de temas pagos, ele disponibiliza vários temas gratuitos. Mesmo gratuitos são temas de alta qualidade e adequados para a realidade atual da web. Segue o link com a lista de temas gratuitos que você pode utilizar:
    http://mythemeshop.com/free-wordpress-themes/

  • Google webmaster tools
  • Caso queira melhorar o posicionamento do seu blog no ranking de pesquisas, principalmente do google, aconselho utilizar as ferramentas de webmaster do Google. Basta cadastrar o seu site no endereço citado logo abaixo. Essa ferramenta dará várias dicas para melhorar o conteúdo do seu blog. Se você esta considerando a utilização do google adsense no seu site, aconselho dar atenção para as ferramentas de webmaster que o google disponibiliza.
    http://www.google.com/webmasters/

Plugins

  • Velvet Blues Update URLs

  • Este plugin pode ser útil caso esteja migrando seu blog de domínio. Ele ajuda a substituir todos links dentro de seus posts que apontam para o domínio antigo para o novo domínio.
    Veja mais sobre esta dica em:
    http://www.wpbeginner.com/plugins/how-to-update-urls-when-moving-your-wordpress-site/

  • SyntaxHighlighter Evolved

  • Utilize este plugin para colorir o código fonte dos códigos postados no blog. É o mesmo plugin usado internamente pelo wordpress.com. Se você utilizava a tag [ sourcecode ] no wordpress.com, seus posts que contém código fonte serão importados corretamente. No caso de migração, aconselho a instalar este plugin antes de realizar a importação dos dados do seu antigo blog afim de evitar má interpretação de alguns caracteres nos códigos fontes de exemplo.

    Caso esteja criando um novo blog e ainda não conhece este plugin, veja alguns exemplos de como funciona em:
    http://en.support.wordpress.com/code/posting-source-code/

  • Follow

  • Adiciona o botão Follow no canto inferior direito do seu blog. Esse botão permite que os leitores do seu blog possam segui-lo. Dessa forma, novas publicações serão notificadas para os emails do seguidores. No caso de migração do wordpress.com, os seguidores da antiga hospedagem, eu tive que migrar manualmente. No meu caso, como não foram muitos, portanto não tive maiores problemas.

  • Digg Digg

  • Utilizei este plugin para adicionar a barra flutuante com os botões de compartilhamento para redes sociais. É esta barra que fica ao lado esquerdo do texto. (Você mesmo observando)

  • Notification Bar

  • Adiciona barra de notificação no topo da página do seu blog. Simples e fácil de configurar. Ideal para informar sobre mudanças importantes no seu blog que deseja destacar.

  • Jetpack by WordPress.com

  • Uma série de ferramentas de alta qualidade que são disponibilizadas somente para usuários do wordpress.com também podem ser ativadas no seu blog baseado no wordpress.org. É necessário ter um usuário criado na plataforma wordpress.com. A principal ferramenta que adotei deste plugin foi a Site Stats, que me ajuda a monitorar os acessos feitos no blog. Não achei nenhum plugin de estatística de acesso com a qualidade que este plugin fornece.

    Outra ferramenta muito bem elaborada e útil no meu caso foi a função de compartilhamento dos seus posts em redes sociais. (Linkedin, Facebook, Twitter, etc.)

    Destaque também para o Custom CSS que habilita um editor de CSS no menu Appearance. Útil para fazer ajustes rápidos no css do tema do seu blog. O editor de css mantém o histórico de revisões realizadas.

    Além disso, o Jetpack by WordPress.com, disponibiliza várias outras ferramentas prontas para uso. Vale a pena conferir.

  • WP Facebook Open Graph protocol

  • Adiciona Facebook Open Graph Meta tags nas páginas de suas publicações. Os valores das meta-tags são baseadas nas informações do seus posts e inseridas de forma automática. O plugin facilita seu trabalho no momento de compartilhar seus posts no facebook e/ou em outras redes sociais que utilizam as meta-tags, colocando informações relevantes para os mecanismos de publicação das redes sociais. Para mais informações sobre o Open Graph Protocol, acessar o site http://ogp.me/

  • Google XML Sitemap

  • Este plugin gera um arquivo sitemap em xml para ajudar os mecanismos de busca a indexar melhor o seu site. No caso, utilizei para ajudar o google a indexar melhor o meu blog. A indicação deste plugin, veio da utilização das ferramentas do google para webmasters: http://www.google.com/webmasters/. O google webmaster tools analisa o seu site e fornece uma série de sugestões para melhorar o posicionamento no do seu site no ranking das pesquisas realizadas nos mecanismos de buscas. (especialmente o google).

  • Google Analytics for WordPress

  • Adicione facilmente o google analytics no seu blog wordpress com este plugin. Caso deseje algo mais avançado com o google analytics, este plugin permite customizar algumas variáveis entre outras funcionalidades.

  • Simple Contact Info

  • Maneira mais fácil e simples que encontrei para compartilhar minhas informações de contato: Email, Facebook, Twitter, Linkedin, Google Plus, etc. O plugin habilita Widgets que facilita a inclusão dos botões de contato no seu tema.

Please follow and like us:

Comments

  1. By Balaca

    • mm By Douglas V. Pasqua

    • mm By Douglas V. Pasqua

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: