PHP 5.3 parte V: mysqlnd

Neste artigo vamos abordar mais uma novidade incluída na versão 5.3 do PHP. Vamos abordar mysqlnd ou Mysql Native Driver for PHP.
Mysql Native Driver para PHP é um modo alternativo para se conectar no MySQL, disponível a partir do PHP 5.3 ou mais recente. Trabalha com as versão 4.1 ou mais recente do MySQL. É uma opção para substituir a libmysql, MySQL Client Library, oferecendo diversas vantagens sobre ela. Não há planos para remover a libmysql para as extensões do mysql. Foi adicionado somente um novo driver mais eficiente e você pode escolher qual dos dois usar.

Vantagens

As vantagens do mysqldn são várias. O driver é totalmente integrado com o Zend Engine. É mais rápido para executar. A perfomance de diversas funções foram melhoradas. Não há necessidade de linkar com bibliotecas externas. A compilação se tornou mais fácil e simples. Não há necessidade de se preocupar com a versão do MySQL. Mysqldn utiliza PHP License que resolve alguns problemas relacionados com a licensa do MySQL.

Instalando mysqlnd

O novo driver mysqlnd pode ser utilizado nas três extensões do mysql existentes para PHP: mysql, mysqli e PDO_MYSQL. Ele vem junto com o código fonte do php, obtido em http://www.php.net.
Caso esteja compilando a partir do código fonte, basta passar as seguintes opções para o configure: –with-mysql=mysqlnd, –with-mysqli=mysqlnd e –with-pdo-mysql=mysqlnd.

Limitações

O novo driver mysqlnd não trabalha com as versões 4.0 ou mais antigas do MySQL. Também não tem suporte à SSL e à compactação. A opção de compactação já teve o seu desenvolvimento iniciado. O suporte à SSL virá mais para frente.

Please follow and like us:

Comments

  1. By Leonardo Cesar Teixeira

    • mm By pasquati

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: